Horário de atendimento: de segunda a sexta das 8:30h as 18:00h



ONLINE
1



Carimbos


Saiba mais sobre os Carimbos

Etimologicamente, a palavra deriva do tráfico negreiro, quando os escravos africanos, antes de serem embarcados para as Américas, deviam receber a marca a ferro de que tinham sido pagos os impostos e taxas devidos à coroa. O vocábulo foi incorporado à língua e seu uso passou a denominar o acessório.

Sua confecção, originalmente usada nos selos pessoais para lacrar ou assinalar correspondências e documentos, era em metal e de forma artesanal.

Com o desenvolvimento da imprensa e produção de tipos móveis, o carimbo foi se popularizando, de forma a permitir sua ampla produção.

Modernos carimbos trazem já a almofada com tinta em seu bojo (auto-tintados, em Portugal) e, também, em forma de caneta, permitindo maior segurança e limpeza, junto com a portabilidade.

Os carimbos são importantes acessórios em escritórios, particulares ou governamentais, nos cartórios e outras repartições públicas onde documentos são marcados freqüentemente. Nos correios servem, desde o início do selo postal, para inutilizar a estampa, assinalando ainda a data de postagem e local em que esta foi feita.

Carimbos recreativos e de uso escolar existem, permitindo a repetição das tarefas pedagógicas.